Aproveitamos o lançamento do cd (e DVD) Ao Vivo na Ilha da Magia e pedimos para o vocalista e principal compositor Thiaguinho nos guiar pelo repertório do grupo, contando histórias e curiosidades de suas canções.
Escolhemos dez músicas: as cinco primeiras fazem parte do mais novo disco e as restantes são algumas das letras mais acessadas não só na página do grupo como de todo o Vaga-lume.
Entrevista Abandonado
Essa é uma música minha e do Pezinho. Apesar de ser a primeira a tocar nas rádios ela foi a última a entrar no disco. O repertório já estava fechado quando fizemos essa música. Quando mostramos pra galera, ela se apaixonou. Essa música tem muito a minha cara, tem muito do que eu gosto. Ela fala de amor mas de uma maneira alegre, principalmente no modo de tocar.
Valeu
Essa está tocando simultaneamente com Abandonado e é uma composição minha com o Rodriguinho. Ela proporcionou uma coisa inédita pro Exaltasamba que é sair tocando simultaneamente duas músicas de um novo disco nas rádios do Brasil. Essa tem um tema mais despojado. Algo que eu e o Rodriguinho temos feito e que vem dando certo. Funcionou em Livre Pra Voar e em Palavra de Amigo. Essa música é antiga foi uma das primeiras que compus com o Rodriguinho, ela já deveria estar no Pagode do Exalta, o nosso disco anterior, mas acabou entrando só agora.
Se Liga
Essa tem uma linguagem atual, mas é um samba clássico, com melodia de samba mesmo, bem tradicional.
Muita Calma nessa Hora
Essa foi escrita pro Revelação que tinha me pedido uma música. Mas quando acabei de compor pensei: “ah, essa eu não vou mandar pra eles não.” (risos)
Já que tá gostoso deixa (Mata Papai)
|
|
O Exaltasamba em Florianópolis onde gravou o novo cd e DVD |
Essa a gente já tocava há um bom tempo nos pagodes que fazemos semanalmente no Santa Aldeia (nós usamos muito esses pagodes como laboratório de teste para as nossas músicas). Ela nos agrada bastante e sempre teve uma resposta legal com o público. Por isso resolvemos colocá-la no novo trabalho.
Como nunca amei ninguém
Pô jura que essa é a que está em primeiro lugar? (nota a entrevista foi feita no dia 25 de março). Acho legal porque essa nunca foi uma música de trabalho nossa... é uma canção que o público descobriu e em qualquer lugar que a tocamos, todo mundo canta junto. Essa música toca bastante o coração dos nossos fãs e desde que ela entrou no nosso show, nunca mais saiu.
Livre pra Voar
Essa foi feita por mim com o Rodriguinho e ela revolucionou o rádio, principalmente no meio do samba. Depois dessa vieram muitas canções falando de cara que estava solteiro e livre pra voar. Foi a música mais tocada no Brasil durante um tempo e é responsável por uma guinada na nossa carreira. Ela renovou de vez o nosso público. A gente já vinha numa caminhada nesse sentido desde a minha entrada no grupo, mas foi Livre Pra Voar que nos deu um novo gás.
Jogo de Sedução
|
|
Pinha, Péricles, Thiaguinho, Brilhantina e Thell |
Essa também era das que a gente tocava nos pagodes e resolveu trazer para o nosso trabalho. Nos shows ela é um dos pontos altos, é a hora em que chamamos de “O Caldeirão do Exalta” quando a galera põe a mão pra cima e canta com “raiva” mesmo. É uma hora muito bacana do nosso show.
Tchau e Benção
Essa eu fiz com um amigo meu de Presidente Prudente, o Gabriel Barriga que é do grupo em que eu tocava antes de entrar pro Exaltasamba. Essa música tinha uma responsabilidade muito grande, porque ela foi lançada depois do Livre Pra Voar que tinha sido o maior sucesso da nossa carreira. A próxima música tinha de vir na mesma altura e o resultado foi ótimo com ela se tornando outro grande sucesso nosso.
Anjo Meu
Essa é minha com o Péricles e foi feita na estrada. A gente tem uma afinidade boa para compor. Essa já deveria estar no disco Esquema Novo de 2005, mas acabou entrando só no Pagode do Exalta dois anos depois onde fez um grande sucesso.